Casamento - Por onde começar?

ORGANIZANDO UM CASAMENTO
Por Eliane Jaskievicz Carlesso - Cerimonial


Trabalho com eventos há 20 anos, já li muitas matérias em livros, revistas e blogs que falam do passo a passo para organizar uma festa de casamento e sinceramente, na maioria das vezes os títulos das matérias remetem nosso pensamento a uma fase de “sofrimento” quase que uma penitência para que a noiva possa chegar ao tão sonhado DIA DO CASAMENTO! Só de ler o título, qualquer noiva já desanima e quando se aprofunda nas matérias fica explicito o pensamento do escritor: o sofrimento, o caos, o stress.

Aí vai do ponto de vista de cada um, eu particularmente não vejo dessa forma. Principalmente agora que temos tantos prestadores de serviços profissionalizados, a começar pelo braço direito da noiva, que é o cerimonial.

A noiva disse SIM para o pedido de casamento?! Começa o planejamento do grande dia.
Aproveitem essa fase para namorar, agora de uma forma diferente, conhecer ainda mais o parceiro. O casamento já começa aí com o saber ouvir, saber se expressar, ceder um pouco, entender que o casamento não é só entre duas pessoas, mas entre duas famílias e, os pais se sentem felizes de poder participar de algumas escolhas.

Para que tudo siga um fluxo tranqüilo tenham em mente que a melhor maneira de se resolver qualquer coisa é o diálogo, é simples!

Como cerimonial já organizei festas de casamento com 2 anos de antecedência mas também com 30 dias. Pela minha experiência eu tenho um roteirinho que sigo e recomendo para meus clientes. São algumas dicas (não são regras), mas que podem ajudar nos preparativos.
Nessa matéria vou falar rapidamente sobre elas, mas em outro momento quero detalhar com minhas experiências cada uma delas.

    Escolham um MÊS E ANO para casar, podem até pensar numa data, mas precisam estar abertos a mudanças se necessário por vários fatores que virão no decorrer do planejamento.
É importante prestar atenção se a data planejada não cai próximo a um feriado, isto pode ser tanto prejudicial para uma festa, pois pode ocorrer muita falta de convidados, como pode ser muito positivo se a maioria de convidados for de outra cidade, estado ou país. Eles podem se organizar melhor com viagem e estadia.

E então, o primeiro passo é definir O ESTILO DO CASAMENTO: Formal, informal, religioso, civil, ao ar livre, exótico, etc.
Sonhem juntos, façam a tempestade mental acontecer, falem coisas, sonhos, seu estilo, misturem pedaços de festas que vocês foram, discutam cores, flores, horários...esse é o ponto de partida: SONHAR!

 Depois a LISTA DE CONVIDADOS: Ela vai nortear seu rumo para o tamanho da Igreja e Salão de Recepções.
Numa primeira lista coloquem todos que vocês “gostariam” de convidar e depois, dependendo de vários fatores como tamanho da igreja, do salão da recepção e do financeiro vocês vão com certeza ter que ajustá-la e na maioria das vezes é para diminuí-la.
Neste parágrafo faço uma observação: a partir do dia do seu casamento os noivos entenderão que toda vez que forem convidados para uma festa, é porque realmente os anfitriões fazem questão da presença, pois na hora de ter que diminuí-la...os noivos sofrem muito para riscar nomes!

    Na seqüência já sugiro que os noivos tenham uma PASTA E AGENDA DO CASAMENTO para anotar tudo o que conversam entre si (sonhos) e também para utilizar nas entrevistas com os profissionais (para anotar perguntas, dicas, etc.) e a pasta para guardar em um único local os recibos e contratos que forem assinando.
Aí você tem dois caminhos que pode seguir: Escolher a Igreja e o Salão ou seu Cerimonial.

Como minha matéria tem o objetivo de facilitar os preparativos, vou sugerir ESCOLHA O CERIMONIAL
Para escolher esse profissional eu sempre digo: Converse com pelo menos 3 cerimoniais, conheçam as formas de trabalho de cada um, valores, e principalmente verifiquem referências de trabalho. Vocês precisam “Casar primeiro com o cerimonial para depois se casarem!”. Afinal de contas esse profissional vai ser seu braço direito, vai lhe acompanhar nos planejamentos, será o maestro que vai reger a orquestra formada pelos profissionais contratados no dia do seu casamento. Então é bom que você confie e simpatize com ele!
Se for esta a sua escolha, um bom cerimonial pode ajudar a clarear ainda mais o caminho que você vai seguir. Conte para o profissional tudo o que vocês sonham (por mais absurdo que pareça!), falem sobre a idéia de data, local, estilo, etc. Com sua experiência o cerimonial já vai lhe apontar alguns caminhos e passar alguns contatos que, juntando com outros que vocês tiverem por referência de amigos e familiares formarão a espinha dorsal do seu evento.
     
      Agende LOCAL DA CERIMÔNIA E RECEPÇÃO.
Avaliem bem se o local comporta o número de convidados, e falo isso não só para a recepção, mas também para o local da cerimônia, pois é muito desagradável convidar 300 pessoas para uma capela que só comporta 100!?!
E para a recepção prestem muita atenção ao estilo da sua festa, época do ano (inverno, verão), e pensem que o salão não vai apenas abrigar seus convidados, mas também a decoração e com ela a mesa de doces, a mesa de bolo, um bartender, telão, som, espaço para fotos, etc, etc.
     
      Se o salão de festas não oferece isso incluso, você precisa reservar O BUFFET.
Esse profissional precisa ser escolhido dentro da linha do estilo de seu casamento e também pela lista de convidados.
Se vocês noivos apreciam um cardápio mais requintado, mas na sua lista os convidados gostarem de um cardápio mais básico e for um evento mais informal, não adianta servir frutos do mar “à francesa que por mais caro que sejam os comentários pós - festa não serão bons!

      Agora você já pode se preocupar com DECORAÇÃO e AMBIENTAÇÃO.
Eu sei que a noiva já tem tudo bem desenhado em sua cabecinha, mas para contratar esse profissional você precisa ir de coração e mente abertas. Falar dos seus desejos e ouvir o que o profissional tem a oferecer, tanto em material, como em atendimento e orçamento.
Muitas vezes a noiva vê fotos em revistas e internet e pede “aquela decoração”. Eu garanto que qualquer profissional qualificado consegue fazer a cópia fiel do que vê na foto, mas você com certeza vai achar o orçamento exorbitante, pois cada um tem seu acervo de matérias já disponível e para copiar um evento normalmente precisam adquirir peças novas e o valor dessa aquisição serão repassadas parcialmente no orçamento da noiva.

Minha sugestão é você mostrar a foto para expressar seu estilo e dizer: “O que você poderia me oferecer dentro desse estilo?” E com essa frase iniciar sua pesquisa de profissional e valores. Uma observação muito importante: Não decida de cara só pelo orçamento, avalie cada item como: se as flores são da mesma categoria, se o número de arranjos é igual, se tem alguma cortesia, e principalmente se o profissional é tem boas referências.
Agora vem a hora de escolher Músicos para Cerimônia e Recepção ou Foto e Filmagem. Pode ser algo simultâneo mas vamos seguir a seguinte ordem:
  
            MÚSICOS PARA CERIMÔNIA E RECEPÇÃO
Para a Cerimônia a noiva precisa ver as regras da Igreja ou conversar com o Celebrante (padre, pastor, juiz de paz) para que se encaixe nas normas de cada religião. Pode ser Som Mecânico, mas é claro que ao vivo é muito mais emocionante!
Para a Recepção pode ser Banda ou Dj ou os dois...essa escolha também vai de encontro ao estilo da festa, número de convidados e orçamento mas também existem outros fatores como horário da cerimônia, protocolo da festa, horário limite do salão, que podem interferir na definição e que o cerimonial pode lhe ajudar.

      FOTO E FILMAGEM
Esse profissional precisa ser escolhido com muito cuidado!
Primeiro porque além do cerimonial é um dos que fica ao lado dos noivos o tempo inteiro e desde os eventos que precedem o dia do casamento. Segundo porque por mais que os noivos tenham tudo muito bem organizado e definido, digam que não ficarão nervosos ou ansiosos no dia da festa, eles não conseguem “gravar” tudo o que vêem e ouvem nesse dia. Não tem como...a emoção supera qualquer coisa, é imprevisível! Então, são os fotógrafos e filmadores que vão garantir que vocês possam reviver seu grande dia com muito prazer!


Vejam a responsabilidade! Assegurar que vocês terão um material de qualidade para reviver um dia especial em suas vidas e esse material será apresentado às visitas que vocês receberão em seu novo lar e mais tarde aos filhos para que eles saibam da história de vocês.

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