ORGANIZANDO UM
CASAMENTO
Por Eliane Jaskievicz Carlesso -
Cerimonial
Trabalho
com eventos há 20 anos, já li muitas matérias em livros, revistas e blogs que
falam do passo a passo para organizar uma festa de casamento e sinceramente, na
maioria das vezes os títulos das matérias remetem nosso pensamento a uma fase
de “sofrimento” quase que uma penitência para que a noiva possa chegar ao tão
sonhado DIA DO CASAMENTO! Só de ler o título, qualquer noiva já desanima e
quando se aprofunda nas matérias fica explicito o pensamento do escritor: o
sofrimento, o caos, o stress.
Aí
vai do ponto de vista de cada um, eu particularmente não vejo dessa forma.
Principalmente agora que temos tantos prestadores de serviços
profissionalizados, a começar pelo braço direito da noiva, que é o cerimonial.
A
noiva disse SIM para o pedido de casamento?! Começa o planejamento do grande
dia.
Aproveitem
essa fase para namorar, agora de uma forma diferente, conhecer ainda mais o
parceiro. O casamento já começa aí com o saber ouvir, saber se expressar, ceder
um pouco, entender que o casamento não é só entre duas pessoas, mas entre duas
famílias e, os pais se sentem felizes de poder participar de algumas escolhas.
Para
que tudo siga um fluxo tranqüilo tenham em mente que a melhor maneira de se
resolver qualquer coisa é o diálogo, é simples!
Como
cerimonial já organizei festas de casamento com 2 anos de antecedência mas
também com 30 dias. Pela minha experiência eu tenho um roteirinho que sigo e
recomendo para meus clientes. São algumas dicas (não são regras), mas que podem
ajudar nos preparativos.
Nessa
matéria vou falar rapidamente sobre elas, mas em outro momento quero detalhar
com minhas experiências cada uma delas.
Escolham um MÊS
E ANO para casar, podem até pensar numa data, mas precisam estar abertos a
mudanças se necessário por vários fatores que virão no decorrer do
planejamento.
É importante prestar atenção se a data planejada não cai
próximo a um feriado, isto pode ser tanto prejudicial para uma festa, pois pode
ocorrer muita falta de convidados, como pode ser muito positivo se a maioria de
convidados for de outra cidade, estado ou país. Eles podem se organizar melhor
com viagem e estadia.
E então, o primeiro passo é definir O ESTILO DO CASAMENTO: Formal, informal, religioso, civil, ao ar livre, exótico, etc.
Sonhem
juntos, façam a tempestade mental acontecer, falem coisas, sonhos, seu estilo,
misturem pedaços de festas que vocês foram, discutam cores, flores,
horários...esse é o ponto de partida: SONHAR!
Depois a LISTA
DE CONVIDADOS: Ela vai nortear seu rumo para o tamanho da Igreja e Salão de
Recepções.
Numa
primeira lista coloquem todos que vocês “gostariam” de convidar e depois, dependendo
de vários fatores como tamanho da igreja, do salão da recepção e do financeiro
vocês vão com certeza ter que ajustá-la e na maioria das vezes é para
diminuí-la.
Neste
parágrafo faço uma observação: a partir do dia do seu casamento os noivos entenderão
que toda vez que forem convidados para uma festa, é porque realmente os
anfitriões fazem questão da presença, pois na hora de ter que diminuí-la...os
noivos sofrem muito para riscar nomes!
Na seqüência já sugiro que os noivos tenham uma PASTA E AGENDA DO CASAMENTO para anotar
tudo o que conversam entre si (sonhos) e também para utilizar nas entrevistas
com os profissionais (para anotar perguntas, dicas, etc.) e a pasta para
guardar em um único local os recibos e contratos que forem assinando.
Aí
você tem dois caminhos que pode seguir: Escolher a Igreja e o Salão ou seu
Cerimonial.
Como minha matéria tem o objetivo de facilitar
os preparativos, vou sugerir ESCOLHA O
CERIMONIAL
Para
escolher esse profissional eu sempre digo: Converse com pelo menos 3 cerimoniais,
conheçam as formas de trabalho de cada um, valores, e principalmente verifiquem
referências de trabalho. Vocês precisam “Casar primeiro com o cerimonial para
depois se casarem!”. Afinal de contas esse profissional vai ser seu braço
direito, vai lhe acompanhar nos planejamentos, será o maestro que vai reger a
orquestra formada pelos profissionais contratados no dia do seu casamento.
Então é bom que você confie e simpatize com ele!
Se
for esta a sua escolha, um bom cerimonial pode ajudar a clarear ainda mais o
caminho que você vai seguir. Conte para o profissional tudo o que vocês sonham
(por mais absurdo que pareça!), falem sobre a idéia de data, local, estilo,
etc. Com sua experiência o cerimonial já vai lhe apontar alguns caminhos e
passar alguns contatos que, juntando com outros que vocês tiverem por
referência de amigos e familiares formarão a espinha dorsal do seu evento.
Agende LOCAL
DA CERIMÔNIA E RECEPÇÃO.
Avaliem
bem se o local comporta o número de convidados, e falo isso não só para a
recepção, mas também para o local da cerimônia, pois é muito desagradável
convidar 300 pessoas para uma capela que só comporta 100!?!
E
para a recepção prestem muita atenção ao estilo da sua festa, época do ano
(inverno, verão), e pensem que o salão não vai apenas abrigar seus convidados,
mas também a decoração e com ela a mesa de doces, a mesa de bolo, um bartender,
telão, som, espaço para fotos, etc, etc.
Se o salão de festas não oferece isso incluso,
você precisa reservar O BUFFET.
Esse
profissional precisa ser escolhido dentro da linha do estilo de seu casamento e
também pela lista de convidados.
Se vocês
noivos apreciam um cardápio mais requintado, mas na sua lista os convidados
gostarem de um cardápio mais básico e for um evento mais informal, não adianta
servir frutos do mar “à francesa que por mais caro que sejam os comentários pós
- festa não serão bons!
Agora você já pode se preocupar com DECORAÇÃO e AMBIENTAÇÃO.
Eu
sei que a noiva já tem tudo bem desenhado em sua cabecinha, mas para contratar
esse profissional você precisa ir de coração e mente abertas. Falar dos seus
desejos e ouvir o que o profissional tem a oferecer, tanto em material, como em
atendimento e orçamento.
Muitas
vezes a noiva vê fotos em revistas e internet e pede “aquela decoração”. Eu
garanto que qualquer profissional qualificado consegue fazer a cópia fiel do
que vê na foto, mas você com certeza vai achar o orçamento exorbitante, pois
cada um tem seu acervo de matérias já disponível e para copiar um evento
normalmente precisam adquirir peças novas e o valor dessa aquisição serão
repassadas parcialmente no orçamento da noiva.
Minha
sugestão é você mostrar a foto para expressar seu estilo e dizer: “O que você
poderia me oferecer dentro desse estilo?” E com essa frase iniciar sua pesquisa
de profissional e valores. Uma observação muito importante: Não decida de cara
só pelo orçamento, avalie cada item como: se as flores são da mesma categoria,
se o número de arranjos é igual, se tem alguma cortesia, e principalmente se o profissional
é tem boas referências.
Agora
vem a hora de escolher Músicos para Cerimônia e Recepção ou Foto e Filmagem.
Pode ser algo simultâneo mas vamos seguir a seguinte ordem:
MÚSICOS
PARA CERIMÔNIA E RECEPÇÃO
Para
a Cerimônia a noiva precisa ver as regras da Igreja ou conversar com o
Celebrante (padre, pastor, juiz de paz) para que se encaixe nas normas de cada
religião. Pode ser Som Mecânico, mas é claro que ao vivo é muito mais
emocionante!
Para
a Recepção pode ser Banda ou Dj ou os dois...essa escolha também vai de
encontro ao estilo da festa, número de convidados e orçamento mas também
existem outros fatores como horário da cerimônia, protocolo da festa, horário
limite do salão, que podem interferir na definição e que o cerimonial pode lhe
ajudar.
FOTO E FILMAGEM
Esse
profissional precisa ser escolhido com muito cuidado!
Primeiro
porque além do cerimonial é um dos que fica ao lado dos noivos o tempo inteiro
e desde os eventos que precedem o dia do casamento. Segundo porque por mais que
os noivos tenham tudo muito bem organizado e definido, digam que não ficarão
nervosos ou ansiosos no dia da festa, eles não conseguem “gravar” tudo o que
vêem e ouvem nesse dia. Não tem como...a emoção supera qualquer coisa, é
imprevisível! Então, são os fotógrafos e filmadores que vão garantir que vocês
possam reviver seu grande dia com muito prazer!
Vejam
a responsabilidade! Assegurar que vocês terão um material de qualidade para
reviver um dia especial em suas vidas e esse material será apresentado às
visitas que vocês receberão em seu novo lar e mais tarde aos filhos para que
eles saibam da história de vocês.
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